Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Análise Criminal e Planejamento

A análise criminal está imbricada com o planejamento das ações, ou seja, a primeira serve, e deve subsidiar a criação do segundo. O problema, na maioria dos casos, é que o planejamento é feito sem se conhecer a realidade do que se pretende executar. Na segurança pública, por exemplo, a estatística policial, a análise criminal e a inteligência policial têm que subsidiar a criação do planejamento das instituições de segurança pública. Não há como continuar a utilizar formas arcaicas e empíricas de fazer segurança pública pelas instituições. Principalmente sem mensurar o que se tinha antes e vislumbrar as medidas a serem tomadas para prevenir, controlar e enfrentar os problemas ocasionados pela criminalidade. Isto por que se deve medir as ações desenvolvidas, pois sem verificar os resultados alcançados não se sabe se as ações desenvolvidas estão trazendo os retornos esperados, e se estes são satisfatórios para sociedade. O material aqui disponibilizado aborda a análise criminal e o planejamento operacional. Acesse o link!