Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pesquisa sobre Geoprocessamento




 No curso de Análise criminal da SENASP foi solicitado que os alunos realizassem uma pequena pesquisa sobre significado ou utilização dos Sistemas de Informações Geográficas.



 Por: POMPILIO CLARO DA COSTA
Diversas instâncias governamentais vem absorvendo geotecnologias para a aquisição, tratamento, gerenciamento e divulgação de dados e informações geo-espaciais, de forma institucional e corporativa, como: Elaboração de planos de manejo de unidades de conservação, elaboração de planos diretores municipais, gerenciamento de serviços de utilidade pública, elaboração de mapas de risco, elaboração de mapas de potencial , identificação de locais susceptíveis à ocorrência de um determinado evento ou fenômeno , monitoramento da cobertura florestal, monitoramento da expansão urbana, etc. Fonte: .

Por: PATRÍCIA REJANE COLOMBO
Além dos Portais de prefeituras, estados e da própria União, algumas tecnologias, como as de geoprocessamento apresentam-se como possíveis auxiliares em iniciativas do e-gov, entre elas estão os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que, segundo Worboys (1995) são "sistemas computacionais que permitem a captura, o armazenamento, a manipulação, a recuperação, a análise e a apresentação dos dados referenciados geograficamente." Fonte: Bruno Rabelo Monteiro / www.mg.gov.br

Por: FÁBIO COELHO DIAS
Os campos de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica, por serem muito versáteis, são muito vastos, podendo-se utilizar na maioria das atividades com um componente espacial, da cartografia a estudos de impacto ambiental ou vigilância epidemiológica de doenças, de prospecção de recursos ao marketing, constituindo o que poderá designar de Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão. A profunda revolução que provocaram as novas tecnologias afetou decisivamente a evolução da análise espacial. (fonte: wikipédia)

Por: CLEIR REGINA OLIVEIRA
O mapa do crime permite à Secretaria ter o controle dos locais, horários e tipos de crimes que acontecem em todo o Paraná. Para implantar o novo sistema, o Governo do Paraná já investiu cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos de informática de última geração e estruturação de todo o projeto. O objetivo do mapeamento é o de criar condições para localizar com precisão os lugares onde os crimes acontecem. Isso é possível através de um programa de computador que relaciona os tipos de crimes registrados com os locais em que eles freqüentemente acontecem, os chamados “hot spots” ou ― pontos quentes). Esses locais são identificados por dados de longitude e latitude em fotos aéreas digitais que permitem a visualização precisa de regiões, ruas e até mesmo endereços específicos como o de uma residência em qualquer cidade do estado. […] Com o Mapa do Crime podemos perceber que temos 90% dos problemas com segurança pública acontecendo em 10% do Paraná. […] Acabamos com a fase do ”achômetro” em segurança pública. Agora temos uma ferramenta para análise científica que nos permitirá precisão nas ações de polícia.
http://www.cfh.ufsc.br/~ppgp/Cristian%20Stassun.pdf

Por: RODNEI PASSARELI DA LUZ
O SIG oferece recursos para desenvolvimento de aplicativos onde a informação geográfica presente é manipulada de acordo com as necessidades do usuário, através de recursos de programação que possibilitam o desenvolvimento de aplicativos personalizados com ambientes funcionais específico. Dessa forma, a aplicação usando geoprocessamento pelos governos se dá através do mapeamento. Um exemplo disso é o mapeamento da criminalidade, que busca a identificação visual das ocorrências em um espaço geográfico. Um outro exemplo é a aplicação na área de saúde para o monitoramento de epidemias em uma região selecionada, servindo como um sistema de vigilância epidemiológica. Já em áreas do setor privado o SIG se dá através de sistemas de rastreamentos de cargas usados por empresas transportadoras ou prestadoras de serviços destinados ao acompanhamento, via rede de telecomunicações, da frota nas estradas, rodovias ou malha urbana.
Fonte: Apostilas Estácio de Sá - Pós-Graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Férias: minimize as possibilidades de atuação de marginais

Por: GELSON CARLOS STOCKER
Como prevenir para não ter sua casa arrombada, e seus pertences furtados. Veja as dicas:
O mês de julho é escolhido por muitos pais para viajar com os filhos por causa das férias escolares. No entanto, ao sair de casa por um tempo prolongado, os adultos devem tomar cuidados para não se deparar com surpresas desagradáveis quando voltarem, porque a ausência aumenta o risco de furtos a apartamentos e casas.
As medidas que ajudam a garantir férias tranquilas são as seguintes. Desligar água e gás e pedir para alguém de confiança limpar a frente da casa para o local não aparentar abandono,
Jornais e correspondências acumuladas também podem dar a impressão de que a casa está vazia e chamar a atenção. Por isso, é importante suspender assinaturas por um tempo determinado ou pedir para alguém recolher as cartas e os jornais, tem alguns órgãos policiais que oferecem um programa viagem tranquila , é um cadastro que o proprietário preenche e avisa quando irá voltar e quem pode ir até a residência para cuidar de vez em quando . O objetivo é que a polícia Militar efetuará rondas e entrará no pátio da residência para fazer vistorias nas portas janelas, na garantia de que está tudo em ordem. Caso seja avistado alguém no lote que não esteja autorizado pelo dono será então informado via telefone para o cadastrado e ele poderá ser preso e responder a um termo circunstanciado por invasão de domicílio.
Para aqueles que moram em apartamentos, o recomendado é deixar a chave de casa com algum vizinho conhecido em vez de confiá-la ao porteiro. Se há reformas no apartamento durante o período de férias, comunique ao síndico e peça que ele autorize apenas a pessoa contratada para fazer os trabalhos a subir.
Também é sugerido que as famílias deixem uma cópia da chave da casa para algum familiar e peça que ele a visite para diminuir as chances de furto. Confira abaixo as dicas antes de sair de férias:
Saiba que medidas adotar na hora de sair de férias;
  • Não comente sua viagem com desconhecidos;
  • Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem;
  • Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa para demonstrar a presença de pessoas. Oriente-o a abrir e fechar janelas, regar o jardim e entrar com o carro na garagem;
  • Desligue a campainha. Assim, quem tocar ficará em dúvida se há alguém em casa;
  • Não deixe jóias ou dinheiro em casa. Prefira os cofres de bancos;
  • Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar o acesso à casa em caso de emergência.