Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Análise Criminal e o Planejamento Operacional

Nas organizações o planejamento se configura como uma forte arma para antever os problema e traçar as metas de atuação para trilhar em um caminho controlado e bem sedimentado.

Para isto as organizações desenvolvem estudos com a finalidade de dar embasamento às ações. Na segurança pública não dever ser diferente, pois as ações devem ser bem formuladas e a análise criminal dá subsídios para o desenvolvimento do planejamento e das ações de cunho estratégico, tático e operacional.

Para obter mais informações sobre a análise criminal e o planejamento estratégico, seja o estudo desenvolvido em 2008, por meio de convênio firmado entre o Instituto de Segurança Pública e o Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, financiado pela União Européia, sobre o uso da Análise Criminal no Planejamento Operacional.

Para ver o estudo completo clique aqui!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública


O Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública é o esforço constante para criar um ambiente positivo para aperfeiçoamento profissional dos indivíduos envolvidos na administração do bem público. Políticos, pesquisadores, acadêmicos, empresários e funcionários públicos interagindo, trocando informações e fortalecendo o desenvolvimento harmônico da sociedade em que estão inseridos. Temas dos artigos: Administração pública e terceiro setor. Administração pública financeira. Direito administrativo. Planejamento estratégico e marketing das cidades. Tecnologia, informação e governo eletrônico. Ensino e pesquisa na administração pública. Os trabalhos devem ser submetidos, exclusivamente, pela internet no site www.congressogestaopublica.com.br, até às 23:59:59 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2010. Os trabalhos que forem selecionados para a Mostra Científica serão divulgados no dia 20 de abril de 2010 no site do 2º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública (www.congressogestaopublica.com.br), e serão expostos exclusivamente durante a realização do congresso nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2010. Para saber mais sobre o regulamento para submissão, visite o site do evento clicando aqui.

Evento para Publicação de Artigo


O II Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo – Congesp é um evento que discute temas de relevância para todo o setor público capixaba. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o evento visa discutir a política pública de gestão como instrumento para o alcance de resultados sociais com transparência, controle social, eficiência, eficácia, economicidade e efetividade.

Para promover novas ideias, projetos e troca de experiências entre os gestores, o Congesp possibilita a apresentação de trabalhos desenvolvidos por servidores públicos. Serão cerca de 25 trabalhos que serão selecionados pelo Comitê Científico formado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Os interessados podem participar preenchendo o formulário de inscrição com os dados pessoais e o resumo do trabalho que deve ter no máximo 600 caracteres. As inscrições estarão abertas até o dia 05 de fevereiro de 2010. Os autores dos trabalhos selecionados deverão enviar um artigo do trabalho. A divulgação dos resultados será no dia 10 de março.

Os trabalhos podem ser inscritos por servidores públicos estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Os temas para inscrição são:

  • - Gestão do Meio Ambiente
  • - Gestão da Saúde
  • - Gestão da Educação
  • - Gestão de Pessoas
  • - Gestão do Turismo
  • - Gestão Financeira/Orçamentária
  • - Gestão de Programas e Projetos/Planejamento
  • - Ocupação do Solo
  • - Geração de Emprego e Renda
  • - Inclusão Social
  • - Mobilidade Urbana
  • - Serviços Urbanos
  • - Melhoria de processos e qualidade no atendimento
  • - Desburocratização
  • - Parceria com organizações não-governamentais
  • - Controle Social
  • - Governo Eletrônico e Transparência
  • - Inclusão Digital
  • - Eficiência no Gasto Público
  • - Compras Governamentais
  • - Modelos Organizacionais
Para saber mais sobre o evento clique aqui.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Rede Nacional de Consultores

A Rede de Nacional de Consultores "ad hoc" do Programa da Qualidade no Serviço Público – GesPública se constitui elemento de suma importância para sucesso do alcance de suas metas, pois a rede de pessoas e organizações é base para atuação do Programa.Trata-se de uma atuação de caráter voluntário e, portanto, sem nenhuma remuneração, exercida por funcionários públicos ou cidadãos brasileiros que disponibilizam tempo e capacidade para dar orientação e assistência técnica às organizações públicas que aderem ao GesPública.Os integrantes da Rede Nacional de consultores do GesPública poderão atuam em nome do Programa como palestrantes, avaliadores e examinadores do Prêmio Qualidade do Governo Federal, desde que demonstrem aptidão para o exercício dessas atividades e recebam o correspondente preparo pelo Programa.Os consultores integrantes da Rede Nacional terão garantido a inscrição nos cursos anuais de formação/atualização oferecidos pelo Programa.É preciso criar uma 'tecnologia de gestão pública' compatível com os referenciais internacionais de qualidade e desempenho, sem, contudo, anular as características essenciais que definem o setor público brasileiro e o distinguem dos setores privado e não governamental.Os parâmetros internacionais impactam e qualificam a gestão pública por meio da parceria com empresas e técnicos do setor privado, por outro lado, a eficácia desses parâmetros no espaço público, tanto para estabelecer uma tecnologia de gestão pública, como para torná-la padrão de normalidade gerencial para a maioria das organizações depende essencialmente da formação de uma rede de servidores públicos preparados para conceber, adequar e difundir essa tecnologia que pode ser universal, mas que deve ser, sob qualquer pretexto, necessariamente pública.Com esse objetivo o Programa tem agido incrementalmente para sensibilizar, formar e credenciar servidores públicos para atuarem como operadores desse processo contínuo e expansionista de melhoria da gestão pública brasileira.Mesmo sendo uma ação voluntária, torna-se necessário estabelecer algumas orientações relativas à atuação dos consultores e alguns padrões referenciais no que diz respeito ao desenvolvimento das suas atividades junto às organizações, Núcleos Regionais e Gerência Executiva do Programa.

Para fazer o cadastro clique aqui.