Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atividade policial guiada pela inteligência


Texto desenvolvido por: Agente prisional Daniel Adona

A atividade policial guiada pela inteligência é um termo que começou a ser usado no Canadá e Estados Unidos a alguns anos. Função até mesmo dessa novidade de uso, a expressão ainda não tem uma definição única, sendo uma imagem formada pelo consenso geral. É de entendimento comum, entretanto, que a atividade policial guiada pela inteligência inclua a coleta e análise de informação para elaboração de um produto final, conhecimento, criado para instrumentar o processo decisório da gestão policial, tanto através da análise criminal tática quanto estratégica.
A atividade de inteligência policial, através da análise criminal tática, consiste num processo de produção de conhecimento que dá suporte às atividades operacionais de investigação e policiamento.
O objetivo da inteligência é a identificação de tendências imediatas, bem como a ocorrências especificas com informações obtidas de grandes bases históricas de dados de ocorrências policiais, data-hora, local, e veículo utilizado, entre outras possibilidades, tudo isso com a finalidade de identificar e prender criminosos, através da identificação de aspectos específicos de ocorrências do fenômeno da criminalidade, a análise tática produzirá indicações que levarão a um rápido esclarecimento de casos e ocorrências, através da vinculação de um determinado indivíduo e seu modo de operação à autoria de um crime que está sendo investigado num dado momento.
A atividade de inteligência policial, através da análise criminal estratégica, está voltada para a resolução de grandes problemas de segurança pública de médio e longo prazo, também pode ser considerado que esse tipo de análise está voltado para a formulação de estratégias operacionais na busca de soluções para problemas gerais de natureza corrente.
A inteligência policial é um modelo de atividade em que a inteligência serve como guia para realização de atividades policiais, e de certa forma radical, já que está baseado na moderna conclusão da gestão policial de que a principal tarefa da polícia é prevenir e detectar a criminalidade, em lugar de apenas reagir às ocorrências deste fenômeno social.
No texto acima se relata algumas maneira e normas da investigação da inteligência policial, em se tratando do serviço prisional pode-se adotar procedimentos semelhantes a esses, deste a revista das visitas quanto ao assunto interno dos meliantes, e de tomar muito cuidado a assuntos diretamente ligados a segurança publica, para que não haja o vazamento de informações de extrema importância.

INTELIGENCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA


Texto formulado por:  PAULO RICARDO WEBER nº 34 -Sala 06

A esfera da Segurança Pública esta localizada no governo Federal, Estadual e Municipal, dependendo de cada Nação, que se especializa em um planejamento de Política de segurança de seu País, ou até mesmo em parceria com outros, sendo que a principal razão é a preocupação e objetivo de descobrir pessoas dentro de complexos penitenciário, presídios, instituições, e ou organizações, e facções, para ser dissipados de seus objetivos.
            Bons gestores podem se aprimorar e se aperfeiçoar na segurança de Inteligência e descobrir os fatos e mapear estas pessoas (contraventores) e prender e ou desarticular os grupos de formação e remove-las para não permitir que seus objetivos sejam alcançados, ou até mesmo dissipar as rebeliões nos presídios.         
Todos os poderes tem que se organizar para poderem trocar informações, assim poderão impedir que algo aconteça, podendo mostrar ou trocar as suas potencialidades, equipamentos, etc., demonstrando assim o Sistema de Segurança de si para os interessados.
            O Sistema Inteligente de Segurança já vem desde os tempos de Cristo, ou até mesmo A.C., de maneira simples, mas bem traçada, planejada, um dos exemplos pode ser considerado como o de Sanção e Dalila. Um dos objetivos é não deixar vazar ou demonstrar as informações obtidas a outros que necessitam da informação. De uns anos para cá, pelo motivo de tantas catástrofes, existe algumas polícias especializadas se formando, especializando no Sistema de ISP ao topo da segurança, e dando a tranqüilidade a hierarquia do SISTEMA.
Dentro da Segurança de Inteligência, não podemos esquecer que surgiu grandes nomes de grupos ou até mesmo grandes Agentes de inteligência no Mundo, por exemplo, o 007, Djames Bonn, ou grupos como FBI, CIA, OSS, KGB, MOSSAI, isto significa a importância que é ter um grupo de Inteligência de Segurança de sua Nação.
            No Brasil é a Abin, criada em 1.999, definida pelo Congresso Nacional. No Estado de Santa Catarina tem a DINI (Diretoria de Informações e Inteligência), ACI/PMSC (Agencia Central de Inteligência), entre outros.
            A finalidade da Inteligência é dar o diagnóstico e ou prognóstico da evolução da situação de interesse da população ou de uma Nação.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Geoprocessamento

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

Outra definição seria:

É um conjunto de conceitos, métodos e técnicas ergido em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobre registros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzir informação ambiental.
 
Num país de grande dimensão como o Brasil, com uma grande carência de informações adequadas para a tomada de decisões sobre os problemas urbanos, rurais e ambientais, o Geoprocessamento apresenta um enorme potencial, principalmente se baseado em tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido localmente.

fote: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoprocessamento