Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Terracrime

EDISON LUIZ SVIDERSKI



Terracrime: Geoprocessamento na batalha contra o crime.
www.comunidadesegura.org/pt-br/node/83 O Terracrime é um software livre desenvolvido em conjunto pelo Laboratório de estatistica espacial da UFMG, Divisão de imagem do INPE,INTI e Escritório das Nações Unidas para drogas e crime e vai garantir o planejamento de politicas de segurança pública e estrategias de policiamento preventivo e repreessivo e monitorar as ações. Também ja foi usado para capacitação em gestão de segurança pública em seis regiões metropolitanas caracteristicamente violentas, Belo Horizonte, entorno de Brasilia,`Porto Alegre, Campinas, Baixada Santista e Recife e também já foi usado pela Policia Federal para descobrir os lugares onde se falsificam documentos e dinheiro é por que é de suma importância o SIG.

Sistema de Informação Geográfica -SIG


ADRIANO MACHADO DE LIZ
 
O SIG foi criado pela Setec para ser uma ferramenta de gestão e controle das escolas da rede federal de educação profissional e tecnológica. Por meio do programa, as instituições cadastram informações gerais e particulares sobre cursos, alunos, professores e infra-estrutura, entre outras. Com esses dados, a secretaria pode gerir melhor seus recursos, pois terá condições de aperfeiçoar suas políticas.

Para acessar a base de dados do SIG, basta entrar na página do sistema na internet e escolher os dados que deseja consultar. Pode ser o custo de aluno por unidade, o aproveitamento escolar, o número de professores da instituição ou o acervo bibliográfico da instituição, por exemplo. Com o SIG, os dados são processados a todo instante e estão sempre atualizados.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sistemas de informações


CLEITON FELIPPE


A utilização dos sistemas de informações podem ser usadas nas mais variadas areas, sua utilização será sem dúvida uma forma de mostrar de forma clara e objetiva para a sociedade em geral o motivo pelo qual foi tomado certas medidas para problemas específico. um exemplo prático é o mapa criminal online, que foi idéia do tenente coronel Paulo Roberto Bornhofen. Ele leu uma reportagem na revista Exame sobre uma iniciativa de um cidadão nos Estados Unidos que montou um mapa com base nos dados que o departamento de polícia divulgava e quis fazer algo similar. De acordo com Bornhofen, o sistema auxília no planejamento do policiamento da cidade, tanto no diário como nas operações que são implementadas, A ferramenta é alimentada diariamente com os dados do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Na página inicial, são mostradas as últimas 50 ocorrências atendidas pelo 10º Batalhão de Polícia Militar. "A idéia foi a de implementar uma ferramenta que nós, Polícia Militar, pudessemos utilizar no planejamento do policiamento e ao mesmo tempo compartilhar desta informação com a comunidade. Como a questão custo sempre foi um impedimento o Google Maps foi a solução ideal", conta Bornhofen.