Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

terça-feira, 8 de março de 2011

Resposta a questionamento do curso de planejamento estratégico


Ao estruturar um planejamento para uma organização se vislumbra consolidar um norte a ser seguido. Este norte pretende dar eficiência as ações desenvolvidas pela organização. Todos na estrutura organizacional da instituição devem estar cientes e, se possível, participar do alinhamento do planejamento da organização. O planejamento estratégico visa dar um dinamismo nas ações empreendidas nos setores da organização, delimitando objetivos, metas e tarefas, assim como a análise dos resultados alcançados. Isto melhorando seu desempenho frente a seus clientes.
Desta forma, saliento que é difícil desenvolver um planejamento estratégico sem contemplar as partes táticas e operacionais de uma organização. Claro que ao se proceder a um planejamento poderá ser dado mais ênfase, caso haja necessidade, à parte estratégica, tática ou operacional da organização, mas a capilarização das ideas na instituição como um todo é parte fundamental.
Ao iniciar planejamento é necessário entender o negócio da organização e para isso deve entender a parte estratégica, a tática e a operacional. A interligação das ações é importante pois numa organização a informação flui dentro de um canal de comunicação, no qual as tarefas são delegadas e os serviços são executados. Por este motivo o planejamento deve estar imbricado dentro da estrutura organizacional. Ajustes devem ser dados para alcançar os objetivos e dentro deste contexto a interligação e a sequência das fases é um facilitador dentro do processo de criação do planejamento.