Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atividade policial guiada pela inteligência


Texto desenvolvido por: Agente prisional Daniel Adona

A atividade policial guiada pela inteligência é um termo que começou a ser usado no Canadá e Estados Unidos a alguns anos. Função até mesmo dessa novidade de uso, a expressão ainda não tem uma definição única, sendo uma imagem formada pelo consenso geral. É de entendimento comum, entretanto, que a atividade policial guiada pela inteligência inclua a coleta e análise de informação para elaboração de um produto final, conhecimento, criado para instrumentar o processo decisório da gestão policial, tanto através da análise criminal tática quanto estratégica.
A atividade de inteligência policial, através da análise criminal tática, consiste num processo de produção de conhecimento que dá suporte às atividades operacionais de investigação e policiamento.
O objetivo da inteligência é a identificação de tendências imediatas, bem como a ocorrências especificas com informações obtidas de grandes bases históricas de dados de ocorrências policiais, data-hora, local, e veículo utilizado, entre outras possibilidades, tudo isso com a finalidade de identificar e prender criminosos, através da identificação de aspectos específicos de ocorrências do fenômeno da criminalidade, a análise tática produzirá indicações que levarão a um rápido esclarecimento de casos e ocorrências, através da vinculação de um determinado indivíduo e seu modo de operação à autoria de um crime que está sendo investigado num dado momento.
A atividade de inteligência policial, através da análise criminal estratégica, está voltada para a resolução de grandes problemas de segurança pública de médio e longo prazo, também pode ser considerado que esse tipo de análise está voltado para a formulação de estratégias operacionais na busca de soluções para problemas gerais de natureza corrente.
A inteligência policial é um modelo de atividade em que a inteligência serve como guia para realização de atividades policiais, e de certa forma radical, já que está baseado na moderna conclusão da gestão policial de que a principal tarefa da polícia é prevenir e detectar a criminalidade, em lugar de apenas reagir às ocorrências deste fenômeno social.
No texto acima se relata algumas maneira e normas da investigação da inteligência policial, em se tratando do serviço prisional pode-se adotar procedimentos semelhantes a esses, deste a revista das visitas quanto ao assunto interno dos meliantes, e de tomar muito cuidado a assuntos diretamente ligados a segurança publica, para que não haja o vazamento de informações de extrema importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário