Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Férias: minimize as possibilidades de atuação de marginais

Por: GELSON CARLOS STOCKER
Como prevenir para não ter sua casa arrombada, e seus pertences furtados. Veja as dicas:
O mês de julho é escolhido por muitos pais para viajar com os filhos por causa das férias escolares. No entanto, ao sair de casa por um tempo prolongado, os adultos devem tomar cuidados para não se deparar com surpresas desagradáveis quando voltarem, porque a ausência aumenta o risco de furtos a apartamentos e casas.
As medidas que ajudam a garantir férias tranquilas são as seguintes. Desligar água e gás e pedir para alguém de confiança limpar a frente da casa para o local não aparentar abandono,
Jornais e correspondências acumuladas também podem dar a impressão de que a casa está vazia e chamar a atenção. Por isso, é importante suspender assinaturas por um tempo determinado ou pedir para alguém recolher as cartas e os jornais, tem alguns órgãos policiais que oferecem um programa viagem tranquila , é um cadastro que o proprietário preenche e avisa quando irá voltar e quem pode ir até a residência para cuidar de vez em quando . O objetivo é que a polícia Militar efetuará rondas e entrará no pátio da residência para fazer vistorias nas portas janelas, na garantia de que está tudo em ordem. Caso seja avistado alguém no lote que não esteja autorizado pelo dono será então informado via telefone para o cadastrado e ele poderá ser preso e responder a um termo circunstanciado por invasão de domicílio.
Para aqueles que moram em apartamentos, o recomendado é deixar a chave de casa com algum vizinho conhecido em vez de confiá-la ao porteiro. Se há reformas no apartamento durante o período de férias, comunique ao síndico e peça que ele autorize apenas a pessoa contratada para fazer os trabalhos a subir.
Também é sugerido que as famílias deixem uma cópia da chave da casa para algum familiar e peça que ele a visite para diminuir as chances de furto. Confira abaixo as dicas antes de sair de férias:
Saiba que medidas adotar na hora de sair de férias;
  • Não comente sua viagem com desconhecidos;
  • Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem;
  • Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa para demonstrar a presença de pessoas. Oriente-o a abrir e fechar janelas, regar o jardim e entrar com o carro na garagem;
  • Desligue a campainha. Assim, quem tocar ficará em dúvida se há alguém em casa;
  • Não deixe jóias ou dinheiro em casa. Prefira os cofres de bancos;
  • Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar o acesso à casa em caso de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário