Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Análise Criminal

A Análise Criminal (AC) é um conjunto de técnicas e procedimentos cuja finalidade é processar informações relevantes para a prevenção ou a repressão aos criminosos. Estas técnicas e procedimentos estão voltados para a determinação de padrões de delinqüência. Sua utilidade principal, mas a única, é na área prevenção, controle e combate do policiamento ao crime.
A análise pode prover os gestores da área de segurança pública informações sobre questões sociais, geográficas, econômicas, entre outras que tenham relevância para o enfrentamento da criminalidade.
Análise é geralmente utilizada no apoio a investigação criminal, pela inteligência criminal e para apoio a tomada de decisão da autoridade. Outra forma é a difusão dos índices criminais a população. Na análise criminal um grande número de informações são trabalhadas sistematicamente em prol de uma determinada necessidade. Outra utilidade da análise é a descoberta de padrões em crimes repetidos ou verificação dos modos de operação dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário