Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

domingo, 18 de abril de 2010

INTELIGENCIA POLICIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO


Célio Fontanella

A Inteligência Policial tendo como uma das finalidades “proporcionar diagnóstico e prognóstico sobre a evolução do interesse da segurança pública” contribui na tomada de decisão. Sua análise é de fundamental importância enquanto geradora de conhecimento e seu exercício são sistemático e permanente de ações especializadas para identificação, acompanhamento e avaliação das ameaças reais.

Para alcançar um padrão de excelência na utilização dos meios operacionais é necessário que haja um tratamento adequado da informação, posteriormente transformada em conhecimento, inteligência e ação, com acesso às mais diversas ferramentas tecnológicas. Sempre é necessária a transformação e geraçao de conhecimento tático para o alcance do conhecimento estratégico, conhecimento esse buscado, inclusive, por empresas para conquista de mercados, pelo que se chama "inteligência competitiva" e  "gestão de informação".

Analisar informação e produzir conhecimento em uma investigação criminal é antes de tudo, uma nova postura que as pessoas devem tomar diante da informação e conhecimento, muitos se equivocam ao imaginar que isto é coisa restrita a cenários hollywoodianos ou a alta capacidade de processamento de dados, em que a tecnologia por si só deve responder aos problemas globais. Por isso a inteligência policial deve estar atenta aos novos acontecimentos da globalização do conhecimento, para continuar sempre atualizada e cumprindo seu papel importante na sociedade, que é de contribuir na tomada de decisão dos agentes de segurança pública.

Diante do exposto, concluímos que a inteligência policial é de suma importância para a resolução de eventos gerados pela criminalidade, tendo em vista que a sociedade pressiona pela solução imediata dos fatos ocorridos. Seu papel, sabemos, também é de prevenir e se antecipar para que alguns projetos criminosos não ocorram, mas para isso é necessário haver investimentos e capacitação dos agentes de inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário