Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conselho Nacinal de Justiça lança site para mapear sistema prisional

Quando a esfera do executivo não toma as devidas providências sobre problemas de gestão, ocorre que outros órgãos, no caso do judiciário, se envolvam para resolver questões simples para gerar informações que apoiarão a tomada de decisão frente a certas dificuldades. Um caso típico pode ser verificado na matéria abaixo:
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançou nesta segunda-feira um site para mapear o sistema prisional do país. Chamado de Geopresídios, o programa está em fase de teste e é abastecido por juízes responsáveis pela execução penal.
O CNJ determinou que todos os dados completos estejam disponíveis em 30 dias.
Atualmente, é possível verificar a quantidade de vagas e estabelecimentos prisionais, população carcerária (masculina e feminina) e percentual de presos provisórios (que aguardam julgamento) em cada Estado. Há ainda detalhes por categorias, como o número de presas grávidas e quantos estudam.
Pelos dados atuais no sistema, no Estado de São Paulo são 166.961 presos e 103.512 vagas em 2.355 estabelecimentos. São 10.705 presas e 156.256 presos.
Os dados do sistema serão atualizadas regularmente a partir das inspeções mensais que os juízes fazem a penitenciárias, cadeias públicas, delegacias, hospitais de custódia e outras unidades do sistema carcerário brasileiro.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário