Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pesquisa sobre emprego de SIG

As informações aqui postadas são fruto de Pesquisa pelos alunos do curso de análise criminal da SENASP, sobre utilização de Sistema de Informação Geográfica. A pesuisa foi solicita para ser colocada no fórum de dicussão de conteúdo. Foi solicitado um texto curto e objetivo.

Os nomes dos cursistas foram excluídos, pois apenas as informações pesquisadas são relevantes no momento.

O Estado de Santa Catarina vem utilizando a tornozeleira eletrônica em condenados pela justiça, onde o equipamento o detento que está em prisão domiciliar. As tornozeleiras eletrônicas também se mostram eficazes para recapturar os detentos que não estão dentro de circulação delimitado pela Justiça. Como exemplo foi citado que na madrugada da última terça-feira, um detento da semiliberdade de Criciúma saiu de casa e foi pego pela Polícia Militar em uma região de tráfico e prostituição. A tornozeleira ajudou na prisão.

As informações são passadas à Central de Monitoramento, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, em Florianópolis. No posto, uma equipe controla os passos dos presos usuários das tornozeleiras por meio de programas de rastreamento associados ao Google Maps.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3091581.xml

___________________________________________
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina (SSPDC-SC), em parceria com a empresa Imagem, está implementando um projeto de prevenção ao crime, tendo como base a utilização de um Sistema de Informações geográficas (GIS).

O projeto utilizará o GIS para mapear as regiões com maior concentração de crimes e saber quais ocorrências são mais comuns em cada localidade.

Com base nestas análises, a Secretaria espera otimizar a gestão da frota policial nas ruas, agilizar os despachos das ocorrências pelas Centrais Regionais de Emergências (CRE) da Secretaria de Segurança Pública, tornando os serviços de ronda e prevenção mais eficazes. O projeto deve ser finalizado no prazo de seis meses e receberá o investimento de cerca de 1,3 milhão de reais.

Fonte: http://jus.uol.com.br/revista/texto/13815/o-controle-jurisdicional-dos-atos-administrativos-discricionarios-com-fundamento-no-principio-da-razoabilidade/3

___________________________________________________
Na região metropolitana de Belém do Pará o SIG (Sistema de Informação Geográfica) está senso usado para a indicação de áreas possíveis de se implantar o aterro sanitário.


_______________________________________________
Encontrei um artigo sobre Análise Criminal, onde os autores discorrem sobre todo o processo e importância da Análise Criminal, além das utilidades do SIG.

http://www.acors.org.br/index.php?mod=pagina&id=683

_____________________________________________
Também há notícias de utilização do SIG por diversas universidades, principalmente no âmbito da agronomia e da agricultura:

www.inf.ufsc.br/~barreto/trabaluno/ICCPitz20011.pdf - Similares

www.ufrrj.br/institutos/it/deng/varella/.../Wilson_Jaboticabal2008.pdf

______________________________________________
Um SIG é projetado para aceitar dados de uma grande variedade de fontes, incluindo mapas, fotografias de satélites, textos impressos ou estatísticos. O SIG converte todos os dados geográficos em um código digital e é programado para processar as informações e, em seguida, obter as imagens. O governo canadense criou o primeiro SIG na década de 1960.

Fonte http://www.edumedeiros.com/geografia/sig.php

____________________________________________________
O planejamento de transportes envolve o conhecimento e a análise de um conjunto multidisciplinar de informações. Atualmente, estas informações estão dispersas nos diversos órgãos do Governo Federal e organizações não governamentais, ligados ou não, à área de transportes.

Embora existam vários sistemas de informações, há uma carência na disseminação, que facilite o acesso às informações disponíveis para as entidades interessadas em planejar transportes, o acesso às informações disponíveis.

Disponível em: . Acesso em: 24. mar. 2011.

__________________________________________________
O planejamento de transportes envolve o conhecimento e a análise de um conjunto multidisciplinar de informações. Atualmente, estas informações estão dispersas nos diversos órgãos do Governo Federal e organizações não governamentais, ligados ou não, à área de transportes.

Embora existam vários sistemas de informações, há uma carência na disseminação, que facilite o acesso às informações disponíveis para as entidades interessadas em planejar transportes, o acesso às informações disponíveis.

Disponível em: . Acesso em: 24. mar. 2011.

_________________________________________________________
Além dos detentos em semi-liberdade estarem sendo monitorados, a frota toda de viaturas das polícias e do sistema penitenciário de Santa Catarina estão dentro do programa de monitoramento para melhor otimização dos serviços e para estarem presentes nos locais de maior incidência de delinquência em nosso estado. Esperamos que isto melhore um pouquinho a grande falta de efetivo humano.

________________________________________________________
O governo do Estado de Santa Catarina, como forma de coleta de informações processadas lançou mão de vários mecanismos. Para tanto foram utilizados quadros, tabelas, gráficos e mapas, com o intuito de obter informações necessárias na elaboração do plano Municipal de saúde. Fonte

http:/www.saude.gov.br

Sala de situação

_________________________________________________
É uma tecnologia que envolve todas as áreas de formação, não exige quesito algum para ser aplicada, ou seja, qualquer especialista pode fazer uso de sua tecnologia para beneficiar-se em suas pesquisas ou trabalhos. No entanto para fazer seu uso, é necessário que os conceitos das disciplinas sejam transformados em representações computacionais.

Essas ferramentas computacionais são caracterizadas como sistemas de informações geográficas ou pela sigla SIG,como é mais conhecida,onde permite que seja realizado análises mais complexas e extensas, ao envolver dados de diversas fontes e ao formar bancos de dados georreferenciados. Facilita ainda a possibilidade de automatizar a produção de documentos cartográficos.

Utilizando instrumentos como imagens de satélite, fotografias aéreas, mapas, banco de dados e aplicativos específicos, o geoprocessamento possibilita a geração de análises e informações necessárias para a tomada de decisão rápida e eficaz, constituindo-se, portanto em um importante instrumento no planejamento de ações na área ambiental.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/15901/1/A-Importancia-do-GEOPROCESSAMENTO-na-Auditoria-e-Pericia-Ambiental/pagina1.html#ixzz1HeohSS8c

__________________________________________________
Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Por exemplo, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica (dados alfanuméricos) que se encontra associada por um identificador comum aos objectos gráficos de um mapa digital. Desta forma, assinalando um objeto pode-se saber o valor dos seus atributos, e inversamente, selecionando um registro da base de dados é possível saber a sua localização e apontá-la num mapa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_Geogr%C3%A1fica

__________________________________________________
O SIG está sendo utilizado em Angola, através do Ministério de Obras Públicas, com o objetivo de apoiar o Governo na reabilitação de sua infra-estrutura, bem como no monitoramento e intervenção de desastres naturais.

Segundo a diretora do Gabinete de Informação Geográfica do Ministério das Obras Públicas, Manuela Bezerra, os Sistemas de Informação Geográfica têm sido um instrumento utilizado no auxílio aos governos e instituições para realizarem as suas funções de forma mais eficiente e eficaz.Informou ainda que para a aplicação do sistema, está sendo feito por parte do Ministério um levantamento cartográfico em diferentes escalas, para atualizar as bases de dados com informações relevantes para a implementação do sistema.

Fonte: http://mundogeo.com/blog/2007/11/19/governo-de-angola-implanta-sistema-de-informacoes-geograficas/

______________________________________________
Encontrei na página da internet da Prefeitura de Blumenau, pois lá existe um instituto de cartografia que usa esse sistema que não é permitido ao público acessá-la

__________________________________________________________
Através do SIG o Governo do Estado de Santa Catarina e UFSC fazem parceria para o por em prática o projeto "Desenvolvimento e Implementação de Metodologia para a Análise de Dados Georeferenciados em Segurança Pública" - Fonte: UFSC.

_________________________________________________________
A Companhia de Informática do Paraná - Celepar uma moderna estrutura de geoprocessamento, auxiliando o Governo do Estado do Paraná a planejar as atividades e aferis resultados para a tomada de decisões. Dispõe para este fim de uma plataforma de geração e edição de dados geográficos,

A Celepar tornou disponíveis novos recursos para processamento de informações geográficas, ordenamento e gestão territorial, otimização da arrecadação, localização de equipamentos e serviços públicos, geo-marketing , gestão ambiental, gerenciamento de sistema de transportes, comunicação, programas sociais, entre outras funcionalidades.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), tornaram-se ferramentas indispensáveis de gestão pública, sendo concebidos e desenvolvidos pela Celepar por meio do uso de dados geográficos e do georeferenciamento das bases de dados convencionais já produzidos pelos diversos órgãos de governo.

Fonte: http://www.celepar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=41

_______________________________________________________
A capacidade de analisar e confeccionar diferentes mapas a partir de grandes volumes de dados complexos de forma automática, permite aos usuários da área de segurança pública, realizar diversos tipos de procedimentos operacionais, que com técnicas tradicionais eram quase impossível ou perderiam muito tempo de execução.

A análise espacial nos concede diversas oportunidades de exploração incomparável em relação a outros tipos de analise que não considerem a atributo geográfico. As possibilidades oferecidas por esse tipo de analise são praticamente ilimitadas. Tais como Analise de zonas quentes de crimes ( áreas de alto grau de incidência de crimes, não são determinadas por limites administrativos) analise da direção, distancia e tempo de recuperação de roubos e furtos, identificação de territórios de gangues; calculo automático de taxas especificas por crimes e área de abrangência; construção de superfície de criminalidade; analise de redes viárias,; planejamento de barreiras policiais; localização rápida de viaturas.

Uso do Geoprocessamento para auxiliar a segurança Pública no Mapeamento da Criminalidade

II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnologica

II CONNEPI 2007

_______________________________________________________
O Sistema de Informação Geográfica é o processo de transformação de dados em informações. Está sendo utilizado como instrumento importantíssimo para os gestores públicos, pois não se pode mais administrar sem informações precisas em diversas áreas. Em Santa Catarina vários SIGs estão em funcionamento, o mais atual e dentro da área de Segurança Pública é a tornezeleira eletrônica, em fase experimental.

_____________________________________________________________
O nosso Estado utiliza a tornozeleira eletrônica em condenados pela justiça,o qual lhes dá o direito de prisão domiciliar. Estas tornozeleiras também são muito eficazes para recaptura dos condenados que saem fora do limite de circulação determinado pela justiça.

As informações são passadas à Central de Monitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, em Florianópolis. Neste posto, uma equipe controla os passos do condenado usuário da tornozeleira por meio de programa de rastreamento associado ao Google Maps.

Fonte: http://www.clicrbs.combr/diariocatarinense.

___________________________________________________________
O governo do Estado do RGSUL tem ampliado a utilização de novas metodologias, incrementando o uso de ferramentas tecnológicas e de inteligência para o combate à criminalidade. A Brigada Militar, desde 2009, conta com o processamento georreferenciado das ocorrências. As informações são plotadas no google maps, georreferenciando-as e tornando possível a identificação de alguns fatores da incid~encia dos crimes, as regiões onde ocorreram eas suas características. Com tais informações o gestor otimizará os recursos disponíveis, alcançando um mlehor resultado nas ações preventivas e repressivas. Fontes: www.ssp.rs.gov.br, acesso em 31/03/2011. e www.estado.rs.gov.br.

_____________________________________________________
Estamos aqui falando de SIGs, que contam com a coleta de dados espaciais. Esse Sistema possibilita, de forma rápida, a se chegar a uma decisão adequada. Já que essa ação contará com dados, métodos, pessoas treinadas e tecnologia adequada. Um assunto muito discutido na sociedade hoje é o "MEIO AMBIENTE", questões que passam pela parte da educação, bem como pela parte da criminzalização. Encontramos SIG auxiliando na gestão ambiental da região Xingu - Tapajós.

Sites visitados: Acessados em 31/03/11.

< http: www.levs.marilia.unesp.br- "SIG na prevenção criminal" >.

< www.cetem.gov.br/aquarios/documentos/2007>

_______________________________________________________
A utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) é extremamente útil à tomada de decisões associadas aos programas de vigilância epidemiológica. O projeto considera a aplicação específica de um sistema SIG para a geografia médica, através da geração de um banco de dados das ocorrências de cânceres no Estado de Santa Catarina– Brasil, documentadas no Hospital de Caridade em Florianópolis/SC. Após a geração do banco de dados, utilizaram-se as ferramentas disponíveis no software Geomedia Professional 5.1 para avaliar espacialmente a correlação entre as ocorrências dos casos de câncer com potenciais fatores sócio-ambientais, resultando em mapas temáticos.

Fonte: http://www.geolab.faed.udesc.br

_________________________________________________________
O SIG, existente desde 1960 no Canadá, é mais uma ferramenta cada vez mais utilizada em todos os meios de mercado, busca eficiência, qualidade, suporte e agilidade nos ramos das empresas públicas e privadas, buscando tornar cada vez os serviços prestados com maior agilidade e qualidade.

Como o sistema suporta vários outros aplicativos, como mapas, imagens via Satélite, rastreadores e outros meios eficientes, elaborando estatísticas, efetuando comunicação imediata de ocorrências, se faz cada dia mais presente no mercado, o que tem reduzido seu custo e aumentado sua procura.

No setor da segurança pública, hoje temos sistema de transmissão de dados em tempo real, localização de veículos, monitoramento de viaturas e até de presos em regime de liberdade condicional.

Acreditamos que è uma grande ferramenta a auxiliar o Estado no cumprimento de seu mister na área da segurança.

http://www.edumedeiros.com/geografia/sig.php

______________________________________________________
Encontrei um artigo escrito por Eduardo Auler e herculano Barreto Filho na interne,t onde foi analisado que mesmo com o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar à distância presos que receberam benefícios para saída temporária, o índice de evasão do sistema penitenciário não foi reduzido. Um terço dos detentos do regime semiaberto arrancou o equipamento para fugir. O novo sistema foi implantado no dia 11 de fevereiro e, foi colocado em prática, 116 presos receberam o benefício, 38 estão foragidos.

__________________________________________________________
Temos um grande ponto de análise criminal existente para utilização de produção de conhecimento específica para a gestão da segurança pública. Abaixo link:
_____________________________________________________
Em Santa Catarina, o Departamento de Administração Prisional (DEAP) estava até pouco tempo atrás, monitorando detentos através de tornozeleiras eletrônicas.

A tornozeleira poderia ser colocada em detentos com prisão domiciliar, ou em regime semi-aberto.

Foi através desse monitoramente, que um detento do município de Criciúma, foi recapturado depois de ter se deslocado a uma área onde há pontos de tráfico de drogas e prostituição. Mesmo tendo sido avisado por voz através da tornozeleira elerônica Preso com tornozeleira eletrônica sai de sua área limite e é

O homem foi alertado pelo comando de voz do aparelho que tinha ultrapassado o limite.

Com o sinal de localização, policiais militares seguiram o homem e o prenderam.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3099119.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário