Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pesquisa sobre Geoprocessamento - II


Por: JUCELI SARTOR COMIN
Num exemplo de utilização do sistema SIG por prefeituras, os resíduos sólidos são alvo de estudos devido sua grande influência na complexidade do meio ambiente e, sobretudo, na vida humana. . O geoprocessamento (SIG) foi interpretado como ferramental capaz de abranger as problemáticas envolvidas na coleta de lixo, sendo que no trabalho há a síntese de pesquisas sobre o uso da logística e sobre o uso do Sistema de Informações Geográficas - SIG na roteirização dos veículos de coleta de lixo em cidades. Os sistemas de coleta foram alvos de definições em relação ao roteamento e logística, utilizados por causa da dependência desses serviços em termos de armazenamento e tratamento. A coleta seletiva também foi um fator de relevância entre os trabalhos reunidos devido aos fatores de otimização como economia, redução de impactos ambientais, resíduos sólidos, roteirizaçao e geração de renda, entre outros.
http://www.unicentro.br/graduacao/deamb/semana_estudos

Por: PHILIPI DE CAMPOS
O Sistema de Informação Geográfica é composto de "dados referenciados espacialmente que podem ser analisados e convertidos para informação para um propósito específico ou aplicação. A feição chave de um SIG é a análise de dados para produzir nova informação" (PARENT, 1991, p. 28), sendo cada vez diversificado o seu ramo de atuação
Indo para um exemplo de utilização de SIG em prefeituras, temos: As prefeituras começam a investir na implantação do SIG, não só como suporte ao planejamento e controle urbano e fiscal, mas também como uma ferramenta para disponibilizar os seus dados geográficos, de caráter não confidencial, à população. Ex Prefeitura de Uberlândia / MG, implantou um SIG que realiza diversas rotinas que auxiliam na tomada de decisão de seus gestores (vide site: http://www.esteio.com.br/servicos/se_uberlandia.htm).
Fonte: http://www.esteio.com.br/servicos/se_uberlandia.htm
http://www2.forumseguranca.org.br/node/22980


Por: GENESIO FERNANDES
Para se entender o que é um SIG, podemos separar cada um dos componentes de sua denominação.
SISTEMA é um arranjo de elementos relacionados ou conectados de tal forma que constituem um todo organizado com características próprias.
INFORMAÇÃO é o significado que o ser humano atribui a um determinado dado utilizando um processo pré-estabelecido de interpretação.
GEOGRÁFICA diz respeito às relações básicas com a Terra, considerada como um corpo em forma de globo.
Dentre os vários conceitos de SIG, temos:
"SIG é qualquer sistema de gerenciamento de informação que pode
Coletar, armazenar e recuperar informações baseadas em sua localização espacial
Identificar locais dentro de um ambiente alvo de acordo com determinado critério
Explorar relações entre conjunto de dados dentro deste ambiente
Analisar dados relacionados espacialmente para auxílio na tomada de decisão sobre este ambiente
Facilitar a seleção e a passagem de dados para modelos de simulação capazes de avaliar o impacto de alternativas no ambiente escolhido
Mostrar o ambiente gráfico e analítico antes e depois de uma análise qualquer"
Fonte:http://www.esteio.com.br/servicos/se_sig.htm
A ESTEIO S.A. executou em 2001, para a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas os serviços de Aerolevantamento com finalidade de geração de Ortofocartas Planialtimétricas na escala 1:2000.
Dentro do mesmo contrato estavam incluídos os serviços de desenvolvimento e implantação de um SIG composto de informações existentes na PM de Poços de Caldas. Além disso, contemplou-se a atividade de Treinamento e Capacitação de funcionários da PM de Poços de Caldas para operação e manutenção do sistema entregue.
Fonte: http://www.esteio.com.br/servicos/se_pocos.htm


Por: NELVIO ESCHER
O sistema de informação geográfica permite ao órgão publico ter controle e para gerenciar possíveis epidemias bem como fenômenos meteorológicos que estão surgindo com freqüência gerando gastos para poder público, que começa a investir nessa tecnologia.

Por: AIRTON GUEDES
Geoprocessamento é uma área de conhecimento que reúne recursos computacionais, como por exemplo, os Sistemas de Informações Geográficas e também técnicas matemáticas, com o objetivo de manipular informações geográficas. O Geoprocessamento influencia diversas áreas como a Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional.
Segundo Câmara e Davis, é possível dizer de forma genérica: “Se onde é importante para seu negócio, então Geoprocessamento é sua ferramenta de trabalho”. Sempre que o onde aparece, dentre as questões e problemas que precisam ser resolvidos por um sistema informatizado, haverá uma oportunidade para considerar a adoção de um SIG.
Sistema de Informação Geográfica
Um sistema de informação geográfica (SIG) é um conjunto de softwares, métodos, dados e usuários integrados, possibilitando o desenvolvimento de uma aplicação capaz de coletar, armazenar e processar dados georreferenciados. A utilização de SIG tomou uma proporção muito grande sendo possível melhorar o gerenciamento de informações e evoluir nos processos de tomada de decisão, nas áreas de transporte, proteção ambiental, planejamento municipal, estadual e federal.
As áreas que mais tem se aplicado esta tecnologia são:
Administração Municipal, Estadual e Federal;
Concessionárias de Águas, Telefonia e Energia;
Saúde Pública;
Meio Ambiente, Área Florestal e Agrícola;
Planejamento de Vendas,
Distribuição;
Transportes;
Agricultura;
Projeto e Administração de Polidutos;
Roteamento de Veículos.
Características de SIG e Dados Georreferenciados
Os SIGs se caracterizam por permitir ao usuário, a realização de operações complexas de análises sobre dados espaciais. Um sistema de informação geográfica pode manipular dados gráficos e não gráficos, permitindo a integração de informações para análise e consulta de informações geográficas. Um exemplo seria a localização de uma viatura policial através da posição geográfica.
Atualmente o desenvolvimento de SIG é feito de forma integrada e seus dados podem ser armazenados em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados que possuem funções e comandos para manipulação dos dados espaciais.
As principais características de um Sistema de Informações Geográficas são:
• A capacidade de inserir e integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados censitários e cadastros urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno;
• Oferecer mecanismos para combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como para consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.
Dados georreferenciados podem ter representação gráfica (pontos, linhas e polígonos) bem como numérica ou alfanumérica (letras e números). Estes dados, também chamados de dados referenciados geograficamente, detalham e expõem fenômenos geográficos. O dado georreferenciado descreve a localização do fenômeno geográfico ligado a uma posição sobre ou sob a superfície da terra.
Resumidamente estas técnicas para armazenamento de dados espaciais podem ser descritas da seguinte forma:
Estruturas Matriciais:
Também chamada de raster, este tipo de estrutura tem seus valores associados a uma matriz de células.
Estruturas Vetoriais:
Estruturas vetoriais representam mapas através de coordenadas X e Y, ou longitude e latitude, onde os símbolos do mundo real são localizados por pontos, linhas e polígonos
Fontes: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/cap1.-introducao.pdf
http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5342/bdg.ppt
www.devmedia.com.br
  
Por: LEONARDO JOSE DE SOUZA
O governo federal juntamente com o exercito Brasileiro implantou um projeto que mapear 1,8km² da Amazônia. o projeto consiste na instalação de uma plataforma fluvial no rio Papuri, no qual os milites instalaram no fundo do rio uma haste de metal e um triangulo posicionado sobre a plataforma de maneira exata para que possa ser registrada por GPS de alta precisão.
A pirâmide de alumínio que os soldados instalam dentro do rio é um refletor que será usado para aferir a precisão geográfica das imagens de radar feitas pelos aviões do projeto Cartografia da Amazônia, um grande esforço de mapeamento de áreas remotas da floresta, lançado neste ano pelo governo federal. De volta à base, o ponto de GPS marcado no solo será comparado às coordenadas obtidas do ar, usando os refletores como ponto de referência. Para que os mapas tenham a precisão desejada, as coordenadas medidas pelos soldados e pelo avião devem ser iguais, com uma margem de erro de poucos centímetros.
Os refletores precisam estar em terreno aberto para que possam ser detectados com clareza pelo radar - coisa rara em áreas de floresta densa, como o norte do Amazonas. A plataforma fluvial foi desenvolvida pelas equipes de engenharia do Exército para situações como essa, em que não há clareiras ou praias para acomodar os equipamentos. Outras opções incluem armar os refletores em pedras no meio do rio ou em clareiras já abertas por ribeirinhos. A instrução é não derrubar nenhuma árvore.
Fonte:http://geoinformacaonline.com/index.php?option=com_content&task=view&id=354&Itemid=2

 Por: MANOEL APARECIDO MORENO
O IBAMA, definido pelo artigo segundo da Lei 7735/89, é o órgão federal executor da Política Nacional do Meio Ambiente agindo na área de pesca, fauna, flora, poluição, degradação, normatização, pesquisa, educação ambiental, técnica e unidades de conservação dentre outras. Para que ocorra a fiscalização, a monitoração, pesquisa, amplitude das unidades de conservação, regular a normatização e por fim a devida educação ambiental.
Há profundas preocupações para identificar, caracterizar e mapear áreas de risco pelo IBAMA no Parque Nacional da Serra do Itajaí, logo, demonstraram o interesse de relacionamento de dados estatísticos e geográficos para o gerenciamento e combate para as áreas de riscos do trabalho de elaboração de plano de contingência para esse território ambiental que foi coordenada pela Analista Ambiental Kátia Regina Aurich (Engenheira Agrônoma).
Programa utilizado: Programa ArcGIS versão 9.1. licenciado pelo CSR/IBAMA.
Disponível em:< http://www.ibama.gov.br/emergencias/wp-content/files/SANTA%20CATARINA%20-%20PARNA%20ITAJAÍ%20-%202008.pdf>.Acessado em: 15 de Julho de 2010.

 Por: MARCOS PEREIRA GARCIA
Embora a utilização por parte das secretarias de segurança, ainda não estejam em um patamar avançado, a tecnologia de geoprocessamento já se observa em outros campos, como exemplo a área agropecuária, que conforme dados da pesquisa realizada, desde o ano de 1994, já apresenta estudos.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/7157764/Sig-e-Extensao-Rural

 Por: JAISON GENTIL QUINTINO
A Secretaria de Estado da Segurança Pública ...(SSPDC-SC), em parceria com a empresa Imagem, esta implementando um projeto de prevenção ao crime, com base na utilização de um Sistema de Informações geográficas (GIS).
Com base nestas analises, a secretaria espera otimizar a gestão da frota policial nas ruas, agilizar os despachos das ocorrências, tornando os serviços de ronda e prevenção mais eficazes. mundogeo.com.br

 Por: MARCELO COLIN
O mapeamento criminal constitui uma das diversas aplicações do Geoprocessamento em Gestão Pública, apresentando-se como uma poderosa ferramenta a serviço da justiça e do combate à criminalidade através da espacialização ou georreferenciamento de estatísticas criminais, e apontando para o seu grande potencial em termos de cadastro de ocorrências e análise criminal. A produção de cartogramas estatísticos se insere no ramo da Cartografia Temática integrada com a Estatística.
Os mapas foram desenvolvidos com o objetivo precípuo de contribuir para o planejamento estratégico em Segurança Pública através da análise espacial da distribuição das ocorrências policiais por Áreas Integradas de Segurança Pública. Os mapas temáticos utilizam como base de dados as informações obtidas principalmente junto às Polícias Militar e Civil, que após serem analisadas e receberem tratamento estatístico, são georreferenciadas, contribuindo para a análise espacial da criminalidade e identificação das manchas criminais.


Por: ANDRESSA CRISTINE CAVIQUIOLI
A idéia de mapear o crime existe desde o início do século XVIII na França. Foram criados os primeiros mapas de crime, combinando técnicas de cartografia com estatísticas criminais.
Atualmente esses mapas são desenvolvidos com o objetivo de contribuir para o planejamento estratégico em Segurança Pública através da análise espacial da distribuição das ocorrências policiais por áreas.
Os dados utilizados para a criação dos mapas do Estado do Rio de Janeiro utilizam como base de dados as informações obtidas principalmente junto às Polícias Militar e Civil do Estado, que após serem analisadas e receberem tratamento estatístico pelo próprio NUPESP, são georreferenciadas, contribuindo para a análise espacial da criminalidade e identificação das manchas criminais.
http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2003/Seguranca_Publica_2003.pdf

 Por: PAULO ROBERTO PERUZZO
Um exemplo é o Sistema de Informações Geográficas, que funciona com base de dados geográficos, e auxilia nas previsões meteorológicas, coletando registros de uma base de dados e pode apontar a localização nos mapas..


 Por: EDUARDO VALDELI DE BARCELOS
As áreas de atuação do SIG são extremamente amplas, pois Um SIG "é projetado para aceitar dados de uma grande variedade de fontes, incluindo mapas, fotografias de satélites, textos impressos ou estatísticas".
fonte:http://www.edumedeiros.com/geografia/sig.php

 Por: EDUARDO VIEIRA
O sistema de informação geográfica o SIG, pode contribuir na atividade policial, fiz uma pesquisa na Internet sob o Assunto e encontrei dados sobre o referido sistema (SIG ou GIS - Geographic Information System) que segundo informação é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

Por: CLAUDIO ADÃO SANCHES
Um sistema de informação geográfica é um sistema baseado em informação baseado em computador que permite capturar, modelar, manipular, recuperar, consultar, analisar e representar geograficamente referenciados. A tecnologia SIG pode trazer enormes benefícios devido a sua capacidade de manipular a informação espacial de forma precisa rápida e sofisticada. Atualmente algumas de suas aplicações incluem temas como a agricultura, floresta, cartografia, geologia, cadastro urbano, redes de concessionárias (água, energia, telefonia), dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário