Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Serviço de Inteligência

Ana Cristina
Nos dias atuais muito se fala acerca do Serviço de Inteligência, contudo, cumpre ressaltar que este já existe desde os primórdios da humanidade.
É verdade que na antiguidade não se tinha um Serviço tão avançado como hoje, mas a espionagem, vista como Serviço de Inteligência, faz parte de todo o contexto histórico mundial, principalmente nas conquistas de terras e nas guerras.
No Brasil, o Serviço de Inteligência existe desde 1927 e em dezembro de 1999 a Lei n. 9.883 criou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
Cabe esclarecer que enquanto numa investigação se buscam provas, o Serviço de Inteligência vai além, busca a verdade dos fatos.
Em que pese o sigilo exigido das pessoas que trabalham na Inteligência, para se obter efetividade em termos de Segurança Pública, os entes que exercem atividades nesta área devem trabalhar em conjunto, compartilhando informações, pois somente com auxílio mútuo será possível alcançar os objetivos visados.
De pouco adianta um grande contingente de policiais nas ruas a esmo, daí a importância do Serviço de Inteligência que com diagnósticos e prognósticos acerca de determinadas situações pode levar a elucidação de casos de relevante interesse para a segurança pública.
Destaca-se ainda que o Serviço de Inteligência não atua somente nas investigações de fatos já ocorridos, mas atua, sobretudo, em caráter preventivo. Desta forma pode evitar situações que coloquem em risco a segurança da sociedade e do País.
Por ser um órgão que pertence ao Estado e não ao Governo do Estado, não possui vínculo político, sendo seu único compromisso com a democracia.

2 comentários:

  1. Somente para esclarecer: sou a Ana Cristina, turma 09, da ESPEN.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto. Pode-se verificar que a busca pelo profissionalismo perene e a manutenção do estado democrático de direto é o alvo a ser atingido pela inteligência de segurança pública.

    ResponderExcluir