Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estatística como Ferramenta de Gestão

A estatística pode e deve ser usada como ferramenta de gestão em todos os setores de atuação da segurança pública. Partindo do pressuposto de que para qualquer tipo de planejamento tanto nas áreas burocráticas (praticas cartorárias, registro de ocorrências, expedição de certidões, etc.), recursos financeiros ( concertos e aquisição de viaturas, equipamentos de informática, matérias de expediente, reformas, etc.), de atuação ostensiva (serviços de rua) colhe-se resultados positivos e satisfatórios quando se conhece a realidade de cada setor e sua realidade. Não basta somente se dizer que é preciso, é necessário, o mais importante é mostrar porque é preciso ou se faz necessário certo material ou equipamento, ou porque certo local precisa de uma atuação mais ostensiva da segurança. A estatística é a ferramenta certa e ideal para esse tipo de demonstração com poder de altíssimo de convencimento. Digo isso por experiência, pois respondi por uma delegacia por 5 anos e tudo que conseguimos trazer de benefício e de melhoria de material e equipamentos de trabalho para a delegacia, foi alcançado com apresentação de relatórios estatísticos, comparação de custo benefício de equipamentos ultrapassados, aumento nas atividades desenvolvidas e diminuição do número de funcionários , aumento no número de registro de ocorrência e atendimentos e procedimentos cartorários, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário