Bem vindos ao espaço colaborativo de Segurança Pública!.

Este espaço é para incentivar a preparação e publicação de artigos em eventos destinados a publicação científica.

O intuito é que se apresentem ideias e se construa de forma compartilhada, com ajuda de críticas e sugestões dos colaboradores, artigo para posterior envio para congresso, seminários, workshops e revistas especializadas.

Os conteúdos aqui postados devem ser exclusivamente para o enriquecimento intelectual e não se ater no cunho político partidário ou ofensivo a condução das políticas públicas de segurança. O objetivo principal é propor soluções e não o simples rechaçar.

Obrigado!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Produção e Análise de Informações sobre Roubo de Carga


O Projeto Produção e Análise de Informações sobre Roubo de Carga foi implantado em 2005 no Estado de São Paulo, tendo como objetivo a produção e manutenção sistemática de informações sobre os crimes envolvendo transporte de cargas, a sua respectiva divulgação para os diversos organismos relacionados ao problema e o incentivo à utilização dos dados para fins de prevenção e controle do crime. De caráter inovador, o projeto preenche uma importante lacuna na gestão de políticas de segurança pública, podendo ter sua metodologia replicada nas demais unidades da Federação, com enfoque em outras categorias criminais.
A experiência é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), contando com a articulação entre as Polícias Civil e Militar.
Com esse trabalho, pode-se traçar um panorama amplo da problemática e criar uma base de dados unificada e detalhada, que permite obter informações sobre os tipos de carga mais visados, impacto financeiro dos crimes, modo de operação dos criminosos, locais e estradas com maior incidência do crime.
As análises produzidas são constantemente apresentadas em fóruns públicos de discussão e à própria equipe técnica da Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP-SP, de forma a avaliar a aplicabilidade das informações levantadas, fazer ajustes e criar novas variáveis, quando necessário. Entre as ações positivas deste projeto está a criação de um ágil sistema de comunicação entre as diferentes instituições e profissionais, favorecendo a agilização da interceptação dos assaltantes e da chegada da polícia ao local do crime.
Também são confeccionadas e distribuídas cartilhas que ajudam os motoristas a criarem hábitos preventivos e os orientam quanto ao acionamento de forças de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário